O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) trata-se de um projeto do governo federal, que tem o objetivo de criar uma ferramenta que irá reunir as obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Tributárias das empresas em apenas um arquivo e que, após o seu período de implantação (que vai de Julho/2018 até Janeiro/2019), serão encaminhadas apenas uma vez, através de um banco de dados com todas as informações cruzadas e verificadas pelo fisco.

O objetivo do eSocial é agilizar a rotina empresarial, facilitar atividades exigidas modificando alguns procedimentos contábeis e dar maior efetividade aos direitos trabalhistas e previdenciários dos empregados.

Agora, com esse programa, a fiscalização das empresas será mais efetiva, já que todas as informações estarão reunidas apenas em um banco de dados, e qualquer ausência de informações ou prestação fora dos prazos poderá gerar penalidades para a empresa, por isso, nós da Escol Consultoria Contábil estamos trabalhando para dar todo apoio necessário e adequar todas as informações pertinentes à empresa e seus empregados, a fim de prestarmos as informações no sistema eSocial de forma clara e objetiva conforme a legislação estabelece.

Salientamos a importância da regularização de procedimentos internos como por exemplo:

  • Notificação de gozo de férias 30 dias antes do início (Art. 135 da CLT);
  • Processo de admissão de empregados antes do início do vínculo;
  • Exames Ocupacionais em dia (NR7 – Norma Regulamentadora 7 – INSS);
  • Certificado Digital válido (necessário para envio das informações para o eSocial).

Download

Entraremos em contato, caso seja necessária alguma informação que impossibilite o envio das informações para o programa do eSocial. Em caso de dúvidas fique à vontade para entrar em contato.